Rigoberto Almeida Costa
São Luiz, MA, 1962
Engenheiro Mecânico formado pela Universidade de Brasília, desde muito jovem sempre estive próximo da fotografia. Em 2005 com a transição para a captura digital me aproximei da fotografia infravermelha utilizando filtros em conjunto com uma câmera digital. O interesse por esta técnica me levou a converter uma câmera para uso exclusivo para fotografia infravermelha, além do uso de filmes especiais que originalmente eram utilizados na aerofotogrametria. Desta forma consegui ampliar a experimentação em diversos temas buscando uma representação por vezes mais surreal do mundo ao meu redor.Morar em São Paulo representa um constante desafio. Estamos inseridos na maior cidade do país e nos deparamos com uma metrópole cujo desenvolvimento explosivo e quase caótico parece cobrar um preço constante de seus habitantes sempre apressados para ir ao trabalho ou voltar para casa em transportes públicos lotados ou nos carros que não andam por excesso de trânsito. Como enxergar beleza numa cidade que raramente nos permite apreciá-la?
“A paisagem de fora, a vemos com os olhos de dentro. A paisagem é um estado de alma. Na realidade, o que vemos está em nós. Não vemos o que vemos, vemos o que somos… Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara. Cultivar a quietude do espírito como potência de transformação. Ter um olhar capaz de discernir a beleza invisível.” José Saramago
Minha fotografia busca apresentar a Beleza Invisível através da captura de locais comuns vistos com um olhar que busca encontrar o belo no normal e no ordinário. Transformar paisagens e locais do dia a dia em representações que nos levem a apreciar estes locais que muito oferecem em termos de diversidade.
Para consultas, impressões fineart, editoriais, comissões entre outros: rigocbr@gmail.com